Saúde da retina: é necessário menos luz azul dos LEDs


Foi divulgado nos últimos dias a notícia de que a luz azul das lâmpadas LED, das telas de computadores e de celulares danificam a retina (além de perturbar o relógio biológico via receptor da melanopsina, efeito já conhecido). Essa luz é associada a efeitos agudos e crônicos que aumentam o risco de ocorrer degenerescência macular. Essa notícia foi divulgado pela agência sanitária francesa (link do alerta em francês) e associada ao intenso fluxo de fótons dessas frequências que correspondem a percepção de cor azul que induzem toxinas na retina.
Se não paramos para refletir, pode parece que não podemos fazer nada, que é uma fatalidade. Não é verdade. Se não podemos mudar a tecnologia, pelo menos de imediato, podemos já hoje tomar providências para receber menos fótons nessas frequências. Tem várias decisões individuais com efeito imediato possíveis instalando no smartphone e no computador:
- modos escuros de ambiente gráfico
- temas escuros ou pretos de aplicativos tal como navegador, aplicativo de visualização de arquivos pdf ou de aplicativos para escritório.
- instalar software de ajuste de temperatura de cor de tela tal como o software f.lux.

Esta ultima possibilidade já era conhecida e usada por muitas pessoas para amenizar a perturbação do relógio biológico pela "luz azul". O programa costuma deixar a tela do computador menos azul a noite. As outras mudanças sugeridas devem, a princípio permitir uma redução drástica do número de fótons recebido por dia. 
A agência sanitária francesa,  ANSES também recomenda usar lâmpada LED branca quente com tipicamente temperatura de cores de 3000K. Um dos aplicativos que ainda é difícil tornar mais escuro é  whatsapp que deve ganhar um modo escuro (WhatsApp prepara modo escuro para Android).
Uma outra ação que podemos tomar e perguntar para empresas que são responsáveis de aplicativos de redes sociais se eles vão fornecer um tema escuro o preto para ajudar nessa questão. Mandei por exemplo uma pergunta a whatsapp o seguinte recado:
"It was recently found that the blue light of smartphone screen do contribute to increase in probability in macular dégénérescence. Are thinking in avoiding this problem and provide a dark/black theme for whatsapp?"


No blog, acabamos de adotar também um tema escuro!!

PARA CITAR ESTA FONTE: Favre-Nicolin, Emmanuel Marcel. Saúde da retina: é necessário menos luz azul dos LED, blog Física para pessoas. Disponível em: http Acesso em: 28 de junho de 2019

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Microscópio sem lentes

Sala Schrödinger - EXPOFísica 2016 - IFES campus Cariacica